Construção civil cresce 10% em Caxias do Sul

O cenário para os próximos meses, no mercado imobiliário de Caxias do Sul, é de crescimento. No ano de 2010 foram aprovados, pela prefeitura de Caxias do Sul, mais de um milhão de metros quadrados em projetos de construção (1.045.918,13 metros). Em 2011, o crescimento foi superior a 10%, totalizando 1.158.004,26. Em torno de 60% destes projetos são residenciais.

A expectativa é de que, agora, muitos destes projetos saiam do papel. O bom desempenho do setor está associado ao aumento de renda da população, juntamente com as políticas governamentais de incentivo e com a maior oferta de crédito.

O mercado imobiliário caxiense tem colocado à disposição uma gama variada de empreendimentos, tanto residenciais como comerciais.  O perfil do consumidor caxiense distribui-se entre as diversas faixas de mercado.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias (Sinduscon Caxias), após um período de mais de 20 anos de baixa atividade, desde 2008 o segmento da construção civil voltou a crescer de forma sustentada, graças a uma série de medidas implementadas pelo governo que estimularam o empreendedorismo do setor e o consequente lançamento de empreendimentos imobiliários.

O mercado tem sido o protagonista, mas o setor de obras de infraestrutura também registra bom desempenho estimulado, sobretudo, pelas obras públicas. A construção civil tem uma grande capacidade de absorção de mão-de-obra e geração de renda para as camadas mais carentes e está sendo utilizada pelo governo como estratégia anticíclica para aumentar o consumo dos cidadãos e contornar os efeitos causados pela crise no mercado europeu.

Apesar do bom desempenho, é necessário combater alguns entraves como a falta de mão-de-obra qualificada, a burocracia e a elevada carga tributária, que afetam tanto a construção civil caxiense quanto a nacional. O Sinduscon Caxias estima para este ano um crescimento menor: a construção civil no município deve ter incremento de 5%. O número tem como limitador a velocidade de vendas e a capacidade produtiva, afetada pela falta de mão-de-obra.

Nakatomi do Brasil Construtora (54) 9999.9449 / (54) 3029.4766 - Caxias do Sul - RS

Facebook

Nakatomi do Brasil Construtora © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.

Digital Feeling Estúdio de Criação WCM3 Agência Web